14 de mar de 2009

Advento do Fórum Tribuna Comunista

Talvez por ser de uma geração anterior ao Orkut, sempre considerei fóruns em formato phpBB como mais ricos e mais estimulantes para qualquer tipo de debate. O Orkut, em que pesem as melhorias no sistema de comunidades, ainda está a anos-luz atrás, faltando recursos básicos como a edição de mensagens ou, para o administrador da comunidade, a possibilidade da repartição do fórum em seções específicas.

Inobstante tais desvantagens, o Orkut praticamente domina a rede, monopolizando os interessados em debates virtuais. Muitos fóruns em phpBB vieram a naufragar com o crescimento do Orkut; outros tentaram nascer nesse ínterim, mas ou não obtiveram participantes, ou os obtiveram em número pífio, não justificando sua manutenção.

O monopólio do Orkut é algo espantoso. E nocivo; afinal, quando uma única empresa adquire tal influência a ponto de inviabilizar, mesmo que indiretamente, o interesse em outras plataformas, mostra o quanto se está dependente dela. Mas o Orkut pode passar a ser cobrado amanhã. Pode estar -como diz a lenda urbana- coletando informações para a CIA. Ou pode, simplesmente, ser posto de lado pelo Google, como um projeto que não mais justifica investimento.

Independente dos rumos futuros do Orkut, o fato -como dito acima- é que há ambientes, melhores, para discussões teóricas. Pensando nisso desenvolvo, sozinho, um novo projeto- o Fórum Tribuna Comunista, cuja única pretensão é ser um espaço de debates e formação teórica, em torno de temas, naturalmente, do comunismo, em especial, e de política, em geral. Não para pedantismo, mas para, de forma fraterna e civilizada, fomentar um saudável debate em torno de um universo tão rico.

O endereço é : www.tribunacomunista.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

> Apenas ouvindo a outra parte se exercita a dialética. Deixe aqui seu comentário, sugestões, críticas.

> Comentários ofensivos ou que não guardem pertinência com o assunto do post serão apagados.

> As opiniões expressas nos comentários são de exclusiva responsabilidade de seus autores, e não expressam a opinião do blog.

Related Posts with Thumbnails